quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Memória do 4º encontro

Nossa reunião ocorreu no dia 02 de outubro de 2007 nas dependências da EM Noêmia Real Fidalgo. Como nos encontros anteriores fomos recebidos calorosamente pela equipe escolar que se desdobrou para atender a todos(inclusive os atrasadinhos).
Iniciamos os trabalhos, e como nas outras vezes, tivemos discussões filosóficas, questões conceituais, disputas de nomeclatura, aspectos polêmicos e muita participação. Percebemos que o espaço democrático se constrói desta maneira: expressando uma opinião e ouvindo a do companheiro, colocando um ponto de vista e depois transformando a própria opinião. O resultado de tudo isso é mais que o produto de 2 ou 3 itens no roteiro do PPP, ganhamos com a participação no processo que é muito enriquecedor e imensurável. Desta forma avançamos em alguns tópicos no roteiro para elaboração do PPP.
Durante os debates tivemos muitas contribuições, uma delas a respeito do currículo, feito pela anfitriã Fátima Melo, que nos trouxe esclarecimento sobre o mal entendido das ditas atividades extra-curriculares. Sabemos que toda atividade de ensino está inserida na proposta curricular, sendo assim, o termo extra-curricular é inadequado e não se aplica; podemos até dizer que algumas atividades são extra-classes quando realizadas fora da mesma.
Tivemos também a presença de um rapaz representante da empresa que irá terceirizar os ajudantes gerais do 48 escolas da rede e ele conversou com o grupo trazendo algumas orientações. Fizemos uma gostosa pausa para o café (banquete) e ao retornar avaliamos o encontro e definimos o próximo encontro: 17/10 às 7:30h na EM Cynira.

Kennedy
Coordenador – EM Dr. Álvaro de Campos Carneiro

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

PRÓXIMO ENCONTRO

Colegas diretoras e coordenadoras pedagógicas,

O encontro para elaboração do Projeto Politico-Pedagógico agendado para o dia 03/10 na EM Prof. Noemia Real Fidalgo, no Jardim Maricá, está sendo antecipado para o dia 02/10/2007 (terça feira) na mesma escola às 07h30m da manhã.

Pedimos que todos confirmem a presença, por e-mail, para que seja adequado o espaço da escola para o encontro. Para quem ainda não participou de nenhum encontro, permanece o convite.

Contamos com sua participação!

Atenciosamente,

Fátima Melo

ROTEIRO DOS TRABALHOS DO 3° ENCONTRO DE 19/09/2007

3°. Encontro para a elaboração do
Projeto Político Pedagógico
- 19 de setembro de 2007 -
Apreciação dos estudos anteriores:

Introdução:
deve constar – justificativa da elaboração do trabalho, apresentação da concepção da escola na formação do aluno (deve constar as diretrizes da educação básica), princípios da LDB.
I- Caracterização da escola e diagnóstico:
1- Histórico - Nome da escola, dados de identificação, biografia, ato de criação, modalidades de ensino com todos os detalhes descritivos, turnos.(modelo: roteiro de redação);
2- Estrutura física: descrever o prédio, croqui, mapa do bairro;
3- Descrição dos resultados diagnósticos sócio/econômico/cultural – numa única redação – contexto descrito: origem dos alunos, perfil da clientela e suas especificidades.
II – Missão da SME ( reescrita do texto da secretaria)
1- Função da escola – descrever conforme suas particularidades, atendendo a idéia de instituição, a formação do aluno de forma integral, com detalhes sobre ética e estética, humanistas, cognitivas, além dos aspectos pertinentes à escola com detalhes da função voltados para a comunidade interna e externa.
2- Metas: com determinação clara do que se pretende realizar, dentro da realidade e particularidade de cada escola.

· Elaboração do roteiro do PPP
· Parada para o café
· Avaliação do encontro
· Encaminhamentos para os próximos encontros - data e local.

Fotos da reunião do dia 19/09/2007